segunda-feira, 17 de março de 2008

Se Escola fosse uma orquestra


Se a escola fosse uma orquestra,seria possível ouvir-se a sinfonia da compreensão humana?
Como haver sinfonia se cada músico está com seu instrumento em um tom? Onde está o autor da sinfonia? Ou será que a orquestra é que não quer tocá-la? A orquestra está desafinada. E o maestro? Deve ser responsabilizado pelo insucesso?
E os ouvintes, por que não gritam? Estão mudos?
Não, não sabem gritar. Gritam,às vezes,buscando em outro músico o fracasso
advindo do desafinado que emitem.
E você? Também é músico nesta orquestra?
A escola nunca será orquestra, se cada músico não afinar. Os músicos devem interpretar a partidura da compreensão humana, para atender a cada ouvinte na sua individualidade.
Não basta simplesmente tocar. A harmonia entre os músicos e os ouvintes é a compreensão,o reapeito, a doação, o" assumir",é a responsabilidade, o envolvimento com o trabalho.
Reaja diante da música. Se um tom soa-lhe desafinado,pare! O ponto de espera é calmo e longo;cpm sua ajuda virá outra música. Com certeza o início de uma verdadeira orquestra onde todos possam entoar a música da PAZ, da HARMONIA, da COLABORAÇÃO, do RESPEITO MÚTUO.


Suely


Goiânia,17/03/08








2 comentários:

NTE disse...

Oi Suely,
Seu Blog ficou ótimo!
Ele revela sensibilidade, conhecimento, dedicação. Enfim sinfonia de boas idéias.
Abraços Nilsângela

Obs: Passe tbm nos blogs dos colegas do curso e deixe um comentário. ok/

Sandra Augusta disse...

Muito interessante sua forma de abordar a "escola" Suely.
Pecisamos saber tocar em conjunto, no mesmo tom e ritmo, para formarmos uma bela orquestra . Como tudo na vida é feito em conjunto, é preciso estar junto, agir junto, possuir o prazer de contruir e também modificar se necessário. A escola tem que um sistema de interação entre sabedoria, companheirismo, sociabilidade, reflexão, formação e transformação de realidade protagonizado por seres humanos. Grande abraço.